O ano é 1963 e o lugar, a pequena cidade termal italiana Saint-Vincent, no Valle d’Aosta. Chamada Riviera dos Alpes, o local é um destino turístico muito procurado até hoje. Além do sofisticado spa, outra atração de destaque é o Casino de La Vallée, uma das maiores e mais prestigiadas casas de jogo da Europa.

Trajando impecável smoking, um homem entra na luxuosa sala de jogos do La Vallée e, por alguns minutos, rouba a atenção. A pessoa toma lugar na mesa de roleta, aposta no 17 e não acerta. Tenta pela segunda vez o mesmo número, e nada. Na terceira vez, lá está o 17. E mais uma vez, e outra, mais outra. Ele embolsou o equivalente a 27 mil dólares, e decidiu que já era de bom tamanho. Parou por aí.

A historinha é até bem comum, não fosse o protagonista – Sean Connery, o mais famoso James Bond de todos os tempos. Ao optar pela roleta, o ator “desbancou” o bacará, jogo preferido do personagem que interpretou com tanto brilho. Talvez, a motivação de Connery se deu porque, sem dúvida, a roleta é, em grande parte, coroada por Hollywood como responsável por grande parte do glamour que envolve os cassinos.

O jogo online de roleta democratizou o acesso àqueles que, por diferentes razões, não podem usufruir do glamour dos cassinos físicos. Até mesmo esse glamour, ou parte dele, é adicionado à experiência online. Nas  plataformas virtuais, como o PokerStars Casino, os títulos são ambientados por profissionais das várias frentes da gamificação, para adicionar apelos sonoros e visuais que levam o praticante a se sentir em Las Vegas.

O time de profissionais contratados pelas produtoras para criar os efeitos que conferem aura de cassino aos jogos de roleta online, guardadas as proporções, é equiparável ao time das produções cinematográficas. Programadores, designers de cenário, animadores, designs, produtor executivo, tester e outros mais recebem invejáveis salários para ambientar experiências online com o esplendor dos estabelecimentos físicos.

Na linha de frente dessa fascinante engrenagem e da tecnologia que a sustenta está o jogo muito amado. Diferente daqueles que instigam habilidades, jogar roleta não exige nada, além da vontade e do prazer da diversão. Contudo, provoca adrenalina – a expectativa de ver a bolinha parar exatamente no número escolhido, enquanto a roda acelera e, aos poucos, desacelera até parar e o número ser indicado (ou não).

A roleta é um jogo antigo, cujas origens são transmitidas através de referências históricas, lendas e anedotas que já deram volta ao mundo várias vezes. Oficialmente, é aceita a tese de que a modalidade é resultado da fusão de uma série de outras, difundidas entre os séculos 16 e 18. Há menções de que o ancestral da roleta remonta à era greco-romana, e era chamado de roda da fortuna.

O jogo nasceu sob fins científicos. Foi inventado pelo filósofo e matemático Blaise Pascal, ao criar engenhoca para realizar experimentos sobre movimento perpétuo. Ao longo dos anos, foi revisitado várias vezes, percurso que criou variantes da modalidade na França, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Seja qual for a versão, a simplicidade se faz presente.

Simples, mas com grande potencial para projetar glamour, a roleta ganhou a trajetória da fama com a colaboração de Hollywood. Um dos filmes é Casablanca (1942), considerado um dos maiores clássicos do cinema. Humphrey Bogart interpreta o proprietário de um cassino que pretende ajudar cidadãos a fugir da cidade ocupada, patrocinados por um prêmio da roleta.

Corra Lola, Corra é um longa alemão (1998), no qual a protagonista percorre vários cassinos em Berlim, com a finalidade de ganhar dinheiro para ajudar o namorado a sair de uma esparrela financeira.  Até que resolve jogar a sorte apostando tudo o que ganhou no número 22.

Em Os Diamantes São Eternos (1971), James Bond protagoniza várias cenas contracenando com a roleta. O momento no qual Bond segura a cabeça do vilão contra a roda da roleta é baseado em um fato real, afirmam críticos cinematográficos. O desfecho desses filmes e outros mais, comentários e curiosidades estão à sua espera no portal Cine Set.