“A Pele do Ouro” imerge numa discussão necessária sobre a violência contra mulher no âmbito do garimpo. As diretoras Marcela Ulhoa e Yare Perdomo, no entanto, vão além mostrando que há um percurso contínuo de agressão, que obriga mulheres e minorias a se redescobrirem junto com suas cicatrizes. 

Assim acompanhamos Patri, uma imigrante venezuelana que saiu de sua terra natal em busca de um futuro melhor no Brasil. Encontrando novos desafios e dificuldades, a moça passa a fazer aquilo que é possível para sobreviver, ainda que em muitos casos lhe tire a capacidade de projetar para si mesma um futuro com mais dignidade. 

O roteiro utiliza do gênero textual diário e, por conseguinte, da escrita para tornar a voz de Patri guia dessa narrativa realística de crueldade e dor. Ao mesmo tempo em que utiliza esse elemento como expurgo e catarse; tomando a escrita de si como uma espécie de libertação daquilo que guardou em sua memória e deixou marcas no corpo e na alma dos tempos antes e durante a estadia no garimpo. 

Para isso, emprega um viés poético ao mesmo tempo em que é cru e sufocante acerca de diversas violências que podem afetar as mulheres, como o abuso infantil, abandono parental e a prostituição. A parceria entre fotografia e montagem também é crucial nesse processo simbólico poetizante ao fazer uma alternância entre imagens contemplativas e em formato de stories/tiktok que adentram como uma espécie de imagens de arquivo pessoal. Dessa forma, somos captados pelos sofrimentos de Patri, mas também de que esta é uma narrativa universal sobre os dessabores femininos. 

Parte dessa identificação se dá também porque não vemos seu rosto, Patri é a figura que nossa imaginação permite contar, ou seja, ela pode ter o rosto de qualquer uma de nós, ao mesmo tempo em que assume a voz das mulheres silenciadas pela agressão, que foram perdidas e sufocadas pela jornada dura da vida e também pelo garimpo. 

Vale ressaltar que embora ele seja um elemento importante para que a protagonista se revele, o espaço do garimpo não é o ponto central dessa narrativa, a qual está muito mais preocupada em mostrar como a violência contra mulher pode ter várias facetas e nenhuma delas ser mais branda. 

As diretoras, contudo, desmascaram a violência como uma poesia angustiante, mergulhada em reflexões profundas advindas de uma protagonista devastada pela realidade que a aprisiona. Isso faz de “A Pele do Ouro” a memória de uma sobrevivente, que busca na escrita de si libertar-se dos traumas da agressão.