O documentário A Tropa de Goiânia!, dirigido por João Lucas Ribeiro e Iuri Moreno, estreia nos cinemas em 12 de novembro. O longa de 70 minutos aborda a história do eletrofunk, gênero musical que surgiu na periferia de Goiás a partir da mistura de batidas do house com o funk. O trailer está disponível no perfil oficial do filme no Instagram.

A produção acompanha a trajetória do movimento, desde sua ligação com a cultura do som automotivo até a expansão nacional, impulsionada por DJs, MCs e produtores musicais. O filme também destaca a atuação da Abelvolks, equipe de som automotivo apontada como uma das responsáveis pela consolidação dessa cena.

Entre os artistas que participam do documentário estão Dan Better, DJ Brenno Paixão, DJ Fabrício Rodrigues, DJ Índia, DJ Jiraya Uai, DJ Junim Dantes, DJ Low, DJ Tubas, DJ Vinícius Cavalcante, Maaju, MC Jacaré, MC Lozin e Wam Baster. Também aparecem o produtor musical Nadir Netto e representantes do mercado musical, como Glauber Silva e Silvibel Silva, da Abelvolks, e Santiago Maia, da Sam Music.

Segundo os diretores, a proposta é registrar a história do eletrofunk a partir das pessoas que participaram de sua construção. Para Iuri Moreno, a produção também representa uma oportunidade de valorizar a cultura goiana e a atuação de profissionais do audiovisual do estado.

O projeto foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo. A distribuição é da Caolha Filmes, que também assina a produção ao lado da Fósforo Cultural e da Matuta Produções.

A história do eletrofunk

O eletrofunk tem raízes na cultura do som automotivo em Goiás. A Abelvolks, empresa fundada em 1967, teve participação na popularização desse universo por meio de eventos realizados a partir dos anos 1990.

O gênero ganhou força durante a pandemia, impulsionado pelo álbum 22 Eletro Funk Especial de Quarentena, do DJ Wam Baster. Em 2023, a Assembleia Legislativa de Goiás realizou uma sessão solene em homenagem a DJs e produtores da cena.

Nos últimos anos, Goiânia consolidou-se como um dos principais polos do movimento no país. Entre os artistas que alcançaram projeção nacional está MC Jacaré, que, segundo as informações divulgadas pela produção, também reúne milhões de ouvintes nas plataformas digitais. O eletrofunk chegou ainda a palcos internacionais, com apresentações de artistas brasileiros na Inglaterra, em Portugal e nos Estados Unidos.

Sobre os diretores

João Lucas Ribeiro é produtor cultural, radialista e músico, além de fundador do coletivo Fósforo Cultural. Com mais de 20 anos de atuação na cena musical brasileira, idealizou festivais como Vaca Amarela, La Bomba Latina e Grito Rock. A Tropa de Goiânia! é seu primeiro longa-metragem como diretor.

Iuri Moreno é sócio da Caolha Filmes, onde trabalha como diretor, roteirista e produtor executivo. Em 2023, recebeu o troféu Grande Otelo, da Academia Brasileira de Cinema, pelo curta-metragem A Menina Atrás do Espelho. Também é um dos idealizadores do festival de animação Lanterna Mágica.

com informações de assessoria