O cinema amazonense estará na Mostra de Tiradentes, evento que abre o circuito brasileiro do setor em 2025. “Ri, Bola” está na Mostra Panorama do festival previsto para acontecer entre os dias 24 de janeiro e 1° de fevereiro no interior de Minas Gerais.

Dirigido por Diego Bauer, o curta-metragem traz o desaparecimento da risada peculiar de Felipe Maya Jatobá, o Bola, como ponto de partida. Ao lado do fotógrafo César Nogueira, o diretor-geral do grupo teatral amazonense Jurubebas percorre uma jornada para refletir e superar traumas e uma tragédia familiar para voltar a rir. “Ri, Bola” foi um dos filmes de abertura do Festival Olhar do Norte 2024.

Segundo a organização da Mostra de Tiradentes, a Mostra Panorama “reverbera um cenário do cinema brasileiro que se reorienta geograficamente, operação que ganha volume e significância com os fomentos à cultura da Lei Aldir Blanc e da Lei Paulo Gustavo. Não se trata de comemorar falsas simetrias, mas de lançar luz a uma produção, mesmo que tímida, em cenários brasileiros que ainda pouco aparecem em nossas telas. Essas cinematografias emergentes aparecem entre os filmes selecionados, com as marcas de seus territórios e de seus modos de fazer cinema. Há também curtas-metragens assinados por diretores e diretoras mais conhecidos na paisagem do cinema brasileiro, mas que não deixam de, direta ou indiretamente, reinventar o próprio ofício”.

Direção, Roteiro, Produção: Diego Bauer

Elenco: Felipe Maya Jatobá, César Nogueira, Wermon Stattos, Isabela Catão, Daniel Ferrat, Robson Ney, Andreza Afroamazônica

Produção: Karol Medeiros e Italo Bruce

Direção de Fotografia: André Cunha

Montagem: Eduardo Resing

Som Direto: Taiara Guedes

Edição e Mixagem De Som: Lucas Coelho

Cor: João Gabriel Riveres