A memória afetiva das idas à feira com a família deu origem à estreia do amazonense Delbson Barroso na direção de cinema. O curta-documentário Tesouros da Manaus Moderna será lançado no dia 11 de fevereiro, às 18h30, no Cine Teatro Guarany, e propõe um olhar sensível sobre o cotidiano de trabalhadores que fazem da feira da Manaus Moderna um dos pilares econômicos e culturais da capital amazonense.
Ambientado em um dos espaços mais tradicionais de Manaus, o filme acompanha a rotina de três personagens que tiram dali o seu sustento: um vendedor de peixe, uma vendedora de café e carregadores que atuam diariamente no local. A partir dessas trajetórias, o documentário busca valorizar os feirantes como agentes fundamentais para o desenvolvimento da cidade e para a preservação da cultura amazônica, revelando histórias que costumam passar despercebidas no dia a dia urbano.
“Todo manauara tem uma história com a Manaus Moderna, seja indo no domingo fazer a feira da semana ou na sexta-feira, quando chegam os produtos. Eu sempre estive nesse lugar de quem vai comprar. A ideia foi inverter o olhar e mostrar quem faz tudo isso acontecer”, afirma Delbson Barroso. Segundo o diretor, o filme destaca a luta de quem acorda de madrugada para manter a feira funcionando.
O projeto também marca a primeira experiência de Delbson na direção de documentário. Ele destaca que o processo foi marcado por descobertas constantes. “No documentário, você planeja, mas aprende muito no contato direto com os personagens, na escuta e no improviso. Esse aprendizado foi fundamental para minha formação como diretor”, explica.
Com 16 minutos de duração, Tesouros da Manaus Moderna aposta em uma abordagem visual cuidadosa, com fotografia de Juan Pablo Brandão, que também assina o roteiro ao lado do diretor. O som direto é de Naila Fernandes. O curta registra a feira não apenas como espaço comercial, mas como território de memória, trabalho e identidade cultural. O projeto foi viabilizado por meio de edital da Lei Paulo Gustavo, executado pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura).
com informações de assessoria












