“@cunhantã” foi o grande vencedor na categoria de Melhor Pitching da 7ª edição do Matapi – Mercado Audiovisual das Amazônias, que encerrou sua programação, nesta sexta-feira (29/11), no Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, Centro). Com o resultado, o projeto foi agraciado com o prêmio de internacionalização do evento, oferecido pelo Projeto Paradiso, e participará do Bogotá Audiovisual Market (BAM) 2025.
De Sarah Pimentel e Aruã Oipasam, “@cunhantã” acompanha Cláudia, a protagonista que descobre um esquema de aliciamento de mulheres indígenas no Amazonas – com homens importantes envolvidos nessa rede.
“Acessar outros lugares, principalmente Bogotá, que é o principal evento de mercado da América do Sul, então, nós vamos muito felizes para o evento e temos as melhores expectativas para fazer vários contatos”, disse Sarah.
“Participo desde a primeira edição do Matapi e tenho uma grande admiração pela iniciativa, porque acredito que é um evento que só fortalece o nosso mercado”, completou.
Neste ano, antes do evento principal, em novembro, o Matapi realizou ainda o “Lab Amazônias”, um laboratório com o intuito de aperfeiçoar os projetos audiovisuais selecionados.
“O ‘Lab Amazônias’ foi fundamental para a gente entender como financiar o nosso projeto. (…) Os professores foram criando a gente para que nós olhássemos o projeto e percebêssemos que planos de financiamento a gente pode fazer e qual tipo de orçamento é o mais adequado para entrar na região em que estamos localizados, na Amazônia”, reforçou Aruã.
Além de “@cunhantã”, foram premiados, também: “A Colonização do Delírio”, de César Nogueira e Francis Madson, que participará no NordesteLAB 2025; “Omágua Kambeba”, de Ítalo Bruce e Adanilo, integrará o programa FomentaCine; e “10 Minutos”, de Antônio Carlos Júnior, estará no Mercado Audiovisual Centro Oeste (Sapi).
Próxima edição
Durante o encerramento, foi anunciado que a 8ª edição do Matapi acontecerá em Belém, sendo a segunda edição do Climate Story Lab Amazônia, que antecederá a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
“Não há uma perspectiva mais forte que está falando de impacto em um momento de crise climática que nós estamos vivendo. (…) Ano que vem, o Brasil será o espaço mais importante do mundo e Belém será um espaço onde as Amazônias precisam estar presentes. Nós precisamos ocupar esse espaço”, finalizou Karla Martins, uma das organizadoras do Matapi.
Sobre o Matapi
Em sua 7ª edição, o marcado do Matapi acontece de 26 a 29 de novembro e traz como tema a internacionalização das produções, juntamente com nomes de relevância nacional e internacional.
O Mercado é um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo – Chamamento Público para Ações na Área do Audiovisual, do Conselho Estadual de Cultura, Secretaria de Estado de Cultura e Economia do Amazonas, Governo do Amazonas, Ministério da Cultura e Governo Federal. Tem realização da Leão do Norte e Casa Ninja Amazônia, co-realização com o Instituto Audiovisual Em Todos os Eixos, e apoio do Projeto Paradiso, Ibis Styles Sebrae Amazonas, Cinema do Brasil e Brazilian Content.
FOTOS: Aline Fidelix/Matapi














