A cinefilia nacional conta com uma nova plataforma, a Embaúba Play (http://embaubaplay.com), com uma proposta inédita no país: oferecer boa parte da produção nacional recente, a preço acessível, trazendo inclusive obras inéditas em circuito comercial, que foram exibidas apenas em festivais. É uma plataforma especializada em cinema brasileiro contemporâneo, que organiza e facilita o acesso aos longas, médias e curtas, a partir de um recorte curatorial. Outra particularidade do serviço é que o aluguel será avulso, assim não será necessário fazer uma assinatura fixa. O valor dos longas-metragens  é menos que 10 reais (1,50 dólar) e os filmes podem ser vistos em até 72 horas. Além disso, haverá também diversos conteúdos gratuitos.

Já no seu lançamento, a Embaúba Play conta com mais de 300 títulos, trazendo obras de nomes de ponta do cinema independente nacional, como Adirley Queirós, Affonso Uchôa, André Novais Oliveira, Bruno Safadi, Felipe Bragança, Gabriel Mascaro, Guto Parente, Helena Ignez, Juliana Rojas, Kleber Mendonça Filho, Leonardo Mouramateus, Marcelo Caetano, Marcelo Pedroso, Marco Dutra, Marília Rocha, Maya Da-Rin, Paula Gaitán, Renata Pinheiro, Rodrigo de Oliveira, Sandra Kogut e Thiago Mendonça.

Traz também filmes de cineastas que se destacam pelos seus trabalhos em curta-metragem, como Ana Carolina Soares, Fábio Leal, Distruktor, Karen Akerman, Marcellvs, Marco Antônio Pereira, Marcos Curvelo, Rafael Urban, Sávio Leite e Thais Fuginaga.

Para o seu lançamento, Embaúba Play disponibilizará uma mostra gratuita e inédita de filmes brasileiros, com um mês de duração. Essa mostra foi viabilizada pela Lei Aldir Blanc, por meio do Estado de Minas Gerais. Ela conta com a participação de quatro curadores convidados: Ewerton Belico, Júnia Torres, Tatiana Carvalho Costa e Victor Guimarães, que selecionaram produções contemporâneas dividas nos seguintes programas: “Também somos rascunhos”, com obras biográficas (Ewerton Belico); “A Fluidez da Forma no Cinema Indígena” (Júnia Torres), “Orgia ou O Cinema que deu cria”, com filmes que flertam com o cinema de invenção (Victor Guimarães), e “Testemunhar, fabular, existir – modulações de um Quilombo Cinema brasileiro contemporâneo”, com curtas-metragens recentes de realizadores negros (Tatiana Carvalho Costa).

Essa programação traz mais de 40 títulos da produção nacional, muitos deles inéditos em circuito e streaming. Alguns dos destaques são: “Batguano”, de Tavinho Teixeira; “Vida”, de Paula Gaitán; “Santos Dumont: Pré-Cineasta”, de Carlos Adriano; “Urihi Haromatipe – Curadores da Terra Floresta, de Morzaniel Yanomami; “Yãmiyhex, as Mulheres Espírito”, de Sueli e Isael Maxakali; “Mundo Incrível Remix”, de Gabriel Martins; “ATL”, de Edgar Kanaykõ; “Obatala”, de Sebastian Wiedemann; “(Outros) Fundamentos”, de Aline Motta; “Relatos Tecnopobres”, de João Batista Silva; “Remixcracho”, de Leo Pyrata, e “Canto dos Osso”, de Jorge Polo e Petrus de Bairros.

Além destas mostras dos curadores convidados, no lançamento também haverá uma retrospectiva do cinema brasileiro contemporâneo na programação intitulada “10+15 – Pulsões de um cinema brasileiro”, com 10 longas e 15 curtas, produzidos na última década.

Completam a programação da mostra inaugural, 8 pré-estreias de títulos inéditos no circuito comercial, que fazem parte do catálogo da Embaúba Filmes, como “Espero que esta te Encontre e que Estejas Bem”, de Natara Ney; “Kevin”, de Joana Oliveira, e “Eu, Empresa”, de Leon Sampaio e Marcus Curvelo, e 2 lançamentos, filmes que são totalmente inéditos, terão sua primeira exibição na mostra: “Aqui Jaz teu Esquema”, de Gabraz Sanna, e “Brizolão”, de Jéferson.

A Mostra contará ainda com duas exibições especiais. Na abertura e também no encerramento, será apresentado o curta “Sem Título #1 – Dance of Leitfossil”, de Carlos Adriano. “A Grávida da Cinemateca”, dirigido por Christian Saghaard, será apresentado em programa especial, como forma de se chamar a atenção para o descaso do Governo Federal com a Cinemateca Brasileira.

A Embaúba Play é um projeto realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com patrocínio da UNI BH.

com informações de assessoria

Aproveite as ofertas da Netshoes: eletrônicos com até 30% OFF e equipamentos fitness com até 50% OFF

A Netshoes está com ofertas especiais em diferentes categorias para quem quer investir em tecnologia, esporte e bem-estar sem gastar tanto.

RT Features anuncia adaptação de “Os Imortais”, romance de Paulliny Tort

Ambientado na pré-história, o livro acompanha um grupo de neandertais que enfrenta a escassez de alimentos e as condições extremas de um mundo inóspito.

Documentário sobre o eletrofunk goiano estreia nos cinemas em novembro

A Tropa de Goiânia revela a história e os bastidores do gênero que nasceu na periferia goiana e conquistou o Brasil.

Festival Sinédoque reúne 23 documentários brasileiros com entrada gratuita no Rio de Janeiro

A programação do Festival Sinédoque inclui debates com o público, duas masterclasses e a premiação de cinco filmes.

Selton Mello integra elenco de nova série da Paramount+ com Viola Davis

Selton Mello foi anunciado no elenco principal de Ascent, nova série original da Paramount+ criada pelo roteirista John Logan, indicado três vezes ao Oscar.

Festival de cinema reúne novos olhares sobre histórias do futebol

Festival Thinking Football anuncia filmes sobre Kenny Dalglish, Maradona e Tony Cascarino, com atenção à montagem e aos arquivos esportivos.

Festival de Cinema Brasileiro chega à 17ª edição na Rússia com sete filmes

A 17ª edição do Festival de Cinema Brasileiro na Rússia será realizada de 2 a 29 de novembro, com sessões em quatro cidades.

‘O Sentido da Vida’ é a grande atração do Festival de Cinema Francês do Brasil

Premiado em Cannes pelas atuações de Virginie Efira e Tao Okamoto, longa de Ryūsuke Hamaguchi integra programação com 21 filmes.

‘Feito Pipa’ terá pré-estreias em Manaus no feriadão do Dia de Finados

Candidato do Brasil ao Oscar 2027, “Feito Pipa” chega antecipadamente aos cinemas brasileiros a partir desta quinta-feira (29).

Quando a Torcida Vira Tela: Como o Ao Vivo Redefiniu a Experiência das Apostas no Brasil

Um jogo é acompanhado simultaneamente por milhares de pessoas em transmissões paralelas, grupos de mensagens, lives de comentaristas independentes e fóruns.