Quando anunciaram um sexto Todo Mundo em Pânico, minha primeira reação foi tentar revisitar toda a franquia. Não deu certo.
Abandonei a maratona ainda na metade. O que via na tela parecia confirmar uma impressão que eu carregava há anos: aqueles filmes existiam apenas como um produto de uma época específica da cultura pop, sustentados pela nostalgia e por um humor que muitas vezes parecia envelhecer pior a cada revisão.
Meses depois, decidi começar novamente. Dessa vez, do primeiro minuto do primeiro filme.
A experiência foi completamente diferente.
Não porque as piadas tivessem mudado, mas percebi algo que não havia notado na tentativa anterior. Durante muito tempo, associei o gênero da paródia à avalanche de produções que surgiram nos anos 2000 e ajudaram a desgastar sua reputação. Filmes como Espartalhões, Super-Herói: O Filme, Os Vampiros que se mordam e tantos outros transformaram a paródia em uma sucessão de referências sem contexto, esquetes sem unidade e piadas construídas apenas sobre o reconhecimento imediato da cultura pop.
A ironia é que dois dos principais responsáveis por essa onda, Jason Friedberg e Aaron Seltzer, estavam envolvidos na gênese de Todo Mundo em Pânico. Antes da entrada dos irmãos Wayans, a Miramax já desenvolvia um projeto semelhante baseado em uma ideia da dupla. O estúdio acabou optando pela visão de Keenen Ivory Wayans e seus irmãos, mas Friedberg e Seltzer receberam créditos de roteiro e, anos depois, levariam o gênero para uma direção completamente diferente.
Talvez por isso tenha sido tão interessante revisitar a franquia agora. Porque os melhores capítulos de Todo Mundo em Pânico não se parecem com os inúmeros imitadores que vieram depois. Eles estão muito mais próximos da tradição de David Zucker, de Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu! e Corra que a Polícia Vem Aí! do que da lógica preguiçosa de simplesmente apontar para uma referência e esperar que o público ria.
Os melhores filmes da série entendem algo fundamental: paródia não é apenas reconhecer referências. Paródia também é linguagem cinematográfica.
5º lugar – Todo Mundo em Pânico 5 (2013)
Se existe um filme que ajuda a explicar por que tantas pessoas passaram a torcer o nariz para o gênero da paródia, é Todo Mundo em Pânico 5.
Dirigido por Malcolm D. Lee, o longa parece herdar justamente aquilo que tornou os derivados de Friedberg e Seltzer tão desgastantes ao longo dos anos. As referências estão por toda parte. Atividade Paranormal, Mama, Cisne Negro, A Origem e diversos outros sucessos da época aparecem constantemente, mas quase nunca existe uma tentativa de compreender ou absorver a linguagem dessas obras.
Tudo acontece na superfície.
As referências entram e saem de cena sem que exista um verdadeiro interesse em transformá-las em narrativa. A sensação é a de assistir a uma coleção de esquetes reunidas por obrigação, sem um fio condutor capaz de sustentar o conjunto.
O contraste com os filmes anteriores é inevitável. Mesmo quando exageravam, os irmãos Wayans e David Zucker entendiam que a paródia precisava construir um universo próprio para funcionar. Aqui, sobra apenas o reconhecimento imediato. É um filme que conhece suas referências, mas raramente encontra uma forma cinematográfica para elas.
4º lugar – Todo Mundo em Pânico 4 (2006)
O quarto filme ocupa uma posição curiosa dentro da franquia.
Ainda é possível perceber a mão segura de David Zucker na condução das piadas, no humor absurdo e na construção dos personagens. Anna Faris continua excelente como Cindy Campbell, Regina Hall permanece roubando cenas e Leslie Nielsen segue funcionando como uma força da natureza dentro daquele universo.
Mas existe uma sensação de desgaste atravessando toda a produção.
As referências a Guerra dos Mundos, Jogos Mortais e A Vila rendem alguns momentos inspirados, mas a estrutura já parece menos sólida do que antes. Em diversos momentos, o filme se aproxima mais de um programa de esquetes do que de uma narrativa propriamente dita.
Ainda há diversão suficiente para justificar sua existência. O problema é que o terceiro filme havia levado aquela fórmula tão longe que qualquer tentativa de repeti-la parecia destinada a encontrar um limite. E é exatamente isso que acontece aqui.
3º lugar – Todo Mundo em Pânico (2000)
Talvez nenhum filme deste ranking tenha mudado tanto na minha percepção quanto o original.
Durante anos, minha relação com ele esteve muito ligada aos seus excessos. Algumas piadas me incomodavam profundamente e pareciam representar tudo aquilo que havia envelhecido mal na comédia dos anos 2000.
Ao revisitá-lo, porém, percebi algo mais interessante.
Pânico, de Wes Craven, já era um filme construído sobre metalinguagem. Era uma obra que comentava os próprios clichês dos slashers enquanto os utilizava. O que Keenen Ivory Wayans faz aqui é criar uma nova camada sobre esse processo. Todo Mundo em Pânico transforma um filme autoconsciente em objeto de sátira.
Essa operação é muito mais sofisticada do que costuma receber crédito.
Ao mesmo tempo, Wayans demonstra uma compreensão genuína do terror dos anos 1990. Pânico, Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado, A Bruxa de Blair e O Sexto Sentido coexistem dentro da narrativa sem que ela precise parar constantemente para explicar suas referências.
Boa parte das melhores piadas nasce da fisicalidade dos atores e da criatividade visual da encenação. Nem tudo envelheceu da mesma forma, mas a habilidade do diretor em transformar aquelas influências em uma experiência coesa continua impressionante.
2º lugar – Todo Mundo em Pânico 2 (2001)
Se o primeiro filme encontra uma fórmula, o segundo descobre como expandi-la.
Ao concentrar a ação em uma mansão assombrada, Keenen Ivory Wayans cria uma unidade narrativa muito mais forte. Os personagens permanecem confinados em um único espaço, permitindo que as piadas surjam de maneira mais orgânica e menos dependente da simples troca de referências.
É um filme que abraça o espírito das histórias de casas mal-assombradas enquanto dialoga com influências que vão de William Castle a Joe Dante, passando por uma energia de aventura que remete até mesmo ao cinema de Steven Spielberg.
O resultado é uma sequência surpreendentemente confiante.
Mesmo seus momentos mais absurdos parecem encontrar lugar dentro daquela estrutura. O humor continua exagerado, mas existe uma preocupação constante em manter a narrativa em movimento.
Talvez seja o filme mais livre da franquia. Menos preocupado em repetir o sucesso do original e mais interessado em descobrir quais caminhos aquela proposta ainda poderia seguir.
1º lugar – Todo Mundo em Pânico 3 (2003)
A chegada de David Zucker representa um ponto de virada para toda a série.
Não porque ele rejeite aquilo que os irmãos Wayans haviam construído, mas porque entende perfeitamente como potencializar suas melhores qualidades. Veterano de clássicos como Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu! e Corra que a Polícia Vem Aí!, Zucker traz consigo uma tradição inteira da comédia americana. Com ele chega também Leslie Nielsen, uma figura cuja presença, por si só, já altera a energia da franquia.
Existe algo muito específico no humor de Zucker. Seus personagens dizem os maiores absurdos possíveis com absoluta seriedade. O nonsense não surge do exagero das performances, mas da maneira como todos parecem encarar o absurdo como algo perfeitamente normal.
É justamente essa abordagem que transforma Todo Mundo em Pânico 3 no melhor filme da série.
Parodiando principalmente O Chamado e Sinais, o longa realiza algo raro dentro do gênero. Em vez de simplesmente apontar para suas referências, ele recria seus universos. A fotografia, a atmosfera e até mesmo o ritmo das cenas dialogam constantemente com os filmes originais. Ao mesmo tempo, a narrativa consegue unir a fita amaldiçoada e a invasão alienígena em um único mistério surpreendentemente bem construído.
Anna Faris encontra aqui sua melhor performance como Cindy Campbell. Regina Hall continua impecável. Simon Rex adiciona uma energia cômica fundamental ao conjunto. E Zucker coordena tudo com uma precisão admirável.
O resultado é um filme que permanece engraçado mesmo quando algumas de suas referências já não ocupam o mesmo espaço cultural de duas décadas atrás. Porque ele funciona primeiro como cinema, e só depois como paródia.
Conclusão
Revisitar Todo Mundo em Pânico acabou sendo menos uma viagem nostálgica e mais uma correção de perspectiva. Durante anos, enxerguei a franquia através do legado deixado por seus imitadores, por uma enxurrada de paródias que transformou o gênero em um acúmulo de referências sem forma, sem direção e sem qualquer interesse real pelas obras que satirizava. Ao voltar para os cinco filmes, a surpresa foi perceber que a série passou boa parte de sua existência tentando fazer exatamente o contrário.
Cada diretor que assumiu a franquia parece representar uma ideia diferente do que uma paródia pode ser. Os irmãos Wayans encontraram maneiras criativas de transformar o terror dos anos 1990 em comédia sem abrir mão de uma narrativa própria. David Zucker levou essa proposta ao seu ápice ao unir sua tradição de humor absurdo a uma compreensão profunda dos filmes que estava homenageando. Já Malcolm D. Lee acabou realizando justamente o tipo de obra que muitos acreditam, equivocadamente, que a franquia sempre foi.
Talvez seja por isso que Todo Mundo em Pânico 3 continue parecendo tão especial e que mesmo os capítulos dirigidos por Keenen Ivory Wayans mantenham seu charme mais de duas décadas depois. Eles não tratam suas referências como um fim, mas como ponto de partida. Existe um interesse genuíno por aqueles filmes, por suas linguagens, por seus clichês e pelas possibilidades cômicas que surgem quando se conhece profundamente aquilo que está sendo satirizado.
No fim das contas, essa maratona me fez perceber que Todo Mundo em Pânico nunca foi apenas uma franquia sobre rir de filmes de terror. Em seus melhores momentos, ela também foi uma franquia feita por cineastas que gostavam desses filmes o suficiente para entendê-los antes de transformá-los em piada.
















