De 24 de junho a 2 de julho, o 11º Santos Film Fest transforma mais de dez espaços da cidade em vitrines para o cinema nacional e internacional. Com o tema “Histórias que ecoam, lições que permanecem”, o festival oferece entrada gratuita para uma programação que inclui 96 produções entre curtas, longas e documentários, além de sessões ao ar livre, mostras temáticas, debates, atividades inclusivas e atrações musicais.
A cerimônia de abertura acontece no Cine Roxy 5, com tapete vermelho e homenagem ao surfista e documentarista Chico Gomes, que ganha uma estrela na Calçada da Fama e a pré-estreia do documentário Chico Gomes: Triplo Domínio, de Rodiney Assunção. Também serão homenageados nomes como Guilherme de Almeida Prado, Imara Reis, Leyzão e o centenário de Maurice Legeard, pioneiro da cinefilia santista.
A programação se espalha pela cidade com sessões infantis em comunidades e escolas, retrospectiva da atriz Imara Reis, e mostras no Cine Arte Posto 4, com títulos como Cazuza – Boas Novas e Combate ao Bullying. Um dos pontos altos será a sessão com trilha sonora ao vivo do clássico O Encouraçado Potemkin, na Concha Acústica, além da virada cinematográfica na Cinemateca de Santos.
O festival também aposta em experiências diversificadas como a pré-estreia do filme A Palavra, feira de mídia física, coral TAMTAM com o espetáculo Trilhas da Tela e da Terra, e documentário sobre o ex-goleiro Lalá, figura histórica do Santos Futebol Clube. A proposta é envolver públicos variados com ações acessíveis, educativas e de valorização da memória local.
Consolidado como uma das principais vitrines do cinema fora do eixo Rio-SP, o Santos Film Fest reafirma seu compromisso com a democratização cultural e o incentivo à produção audiovisual independente. Mais que um festival, é um encontro com o poder transformador das imagens e das histórias que continuam a ecoar muito além da tela.











