Lucas Martins realizou os dois primeiros curtas-metragens da carreira sem qualquer tipo de verba com tudo feito na base da amizade, força de vontade e muita criatividade. Superando as adversidades, “Barulhos” e “O Estranho sem Rosto” se revelaram boas surpresas do audiovisual amazonense dentro do cinema de terror. Agora, pela primeira vez, o diretor conta com um bom orçamento para realizar o policial “À Beira do Gatilho”, projeto contemplado no Prêmio Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc – Audiovisual. 

O curta traz a história de um detetive particular viciado em jogos que está atrás de possíveis suspeitos pela morte de um homem que também apostava. Adriano Holmes interpreta o protagonista do elenco que ainda conta com Alexandre Mourão e Ricardo Gabriel. 

Além da direção, Lucas também é o autor do roteiro e tem na montagem Max Michel, parceiro de longa data desde “O Compromisso”, de 2017. “Eu sempre amei e quis realizar filmes policiais, por isso, tive a ideia de fazer algo no subgênero do detetive particular. A história se passa nos dias contemporâneos com um toque de humor e, com o transcorrer da narrativa, adota um tom mais sério”, disse Lucas ao Cine Set.  

PRODUÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA 

Apesar de gravado em apenas dois dias em bairros como Parque 10 e Armando Mendes, “À Beira do Gatilho” contou, segundo o diretor, com um “um planejamento detalhado e elaborado na pré-produção”, facilitando o trabalho da equipe. “A única maior mudança de fato foi o zelo maior que tivemos ao realizar uma produção em tempos de pandemia”, declarou. 

A produção executiva de “À Beira do Gatilho” contou com Michelle Dantas, direção de fotografia de Reginaldo Tyson, montagem de Max Michel, finalização e operação de câmera por Wesley Santos e trilha sonora original de Pablo Araújo, vocalista e guitarrista da banda Luneta Mágica. Além de poder pagar toda a equipe de profissionais com a verba do edital, Lucas pode contar com melhores equipamentos do que os utilizados nos dois curtas anteriores. 

“Foi uma experiência bem feliz poder orquestrar esse time para contar uma história foi uma oportunidade muito prazerosa”, completou. “À Beira do Gatilho” ainda não tem data de lançamento definido. 

Max Michel (à esq) trabalhou com Lucas Martins (à dir) no curta que dirigiu, “O Compromisso”, e nos dois filmes do amigo, “Barulhos” e “O Estranho Sem Rosto”.

 

Projeto foi contemplado no edital Conexões Culturais com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc.

 

Equipe precisou se adaptar às condições de gravação durante a pandemia da COVID-19.

 

CONFIRA “BARULHOS”, PRIMEIRO CURTA DE LUCAS MARTINS:

Com dezenas de assinaturas, requerimento cobra esclarecimentos sobre eleição do audiovisual no Concultura

O pleito para o biênio 2026/2028 foi realizado no dia 31 de agosto, e a homologação oficial do resultado está prevista para 18 de setembro.

Pâmela Eurídice, do Cine Set, será jurada do Festival de Gramado 2026

O Cine Set estará em dose dupla no Festival de Gramado 2026: Pâmela Eurídice integra o júri da crítica do evento no Rio Grande do Sul.

Bruno Gagliasso vem a Manaus para a estreia de ‘Honestino’

No dia 14 de agosto, o Casarão de Ideias (Rua Barroso) recebe uma sessão especial de Honestino, novo longa do cineasta amazonense Aurélio Michiles.

De Manaus para o Rio Grande do Sul: Cine Set participa do Festival de Gramado pela primeira vez

Amaury Prado vai cruzar o Brasil para representar o Cine Set direto da Serra Gaúcha no Festival de Gramado 2026.

Rapper amazonense estreia nos cinemas ao lado de Adanilo e Bruno Gagliasso

Kurt Sutil é um dos nomes confirmados no elenco do novo longa-metragem ‘A Estirada’, da dupla Sérgio de Carvalho e Pedro Von Krüger.

A história do cinema no Teatro Amazonas em 8 momentos marcantes

Relembre alguns dos episódios que fazem do Teatro Amazonas um cenário permanente da história do cinema no estado.

Amazonense Keila-Sankofa leva dois filmes para o Festival de Vitória 2026

Keila-Sankofa integra a programação do 33º Festival de Cinema de Vitória, realizado entre 18 e 25 de julho, no Espírito Santo.

De Manaus para Makunaíma XXI: ator Mário Jorgi encara o maior desafio da carreira

Mário Jorgi, ator com trajetória consolidada nos palcos de Manaus, vive em Makunaíma XXI o primeiro grande papel de sua carreira no cinema.

Documentário mostra paixão de torcedores no Festival de Parintins

Diretora Ana Lígia Pimentel, de “Os Avós” e “Sete Cores da Amazônia”, lançou o documentário “72 Horas” no Festival de Parintins 2026

‘Aeromodelo’ une Manaus e Hayao Miyazaki em nova animação de Leonardo Mancini

O cinema de animação no Amazonas terá novidades em breve: Aeromodelo está nas últimas etapas de finalização e deve ficar pronto até o fim do ano.