Quando dona Antônia (Ana Costa) chega a uma clínica pedindo ajuda e diz que o marido trouxe para casa um objeto que está deixando as pessoas doentes, e logo em seguida começa a passar mal, é impossível não simpatizar com a personagem e não se envolver imediatamente com o que está por vir. Inspirada no Acidente Radiológico de Goiânia, a minissérie retrata a catástrofe iniciada quando uma máquina de radioterapia é aberta em um ferro-velho, espalhando o material radioativo Césio-137 pela cidade. Ainda assim, ao longo de suas cinco horas, Emergência Radioativa se apoia em clichês, diálogos frágeis e na constante sensação de que essa história merecia mais.
Há uma escolha de direção que chama atenção, sobretudo quando comparada a O Lobo Atrás da Porta, obra que construía um ambiente específico, com personagens que soavam naturais dentro da realidade proposta. Aqui, isso não se repete. Falta consistência na construção dos personagens e na forma como esse universo é apresentado, o que acaba afastando o espectador.
A série adota uma estética claramente americanizada, guiada por uma lógica de superação que simplifica conflitos e reduz a complexidade da história real. Isso aparece tanto na encenação quanto na condução dramática, sempre em busca de efeito imediato, com diálogos explicativos e cenas que pedem emoção de forma direta, sem desenvolver as situações com profundidade.
Esse problema se agrava diante da gravidade do episódio retratado, frequentemente comparado ao Desastre de Chernobyl pelo impacto humano, ainda que fora de uma usina nuclear. Em Goiânia, médicos e cientistas brasileiros tiveram papel fundamental para evitar consequências ainda mais devastadoras. Existe aqui uma potência dramática evidente, uma história que poderia valorizar a ciência nacional e dar dimensão ao que foi enfrentado. Produções como Chernobyl mostram como esse tipo de tragédia pode ser retratado com rigor e tensão. Emergência Radioativa, no entanto, opta por um caminho mais genérico.
A artificialidade também aparece nas locações. Embora ambientada em Goiânia, a série não convence visualmente. Os personagens mencionam a cidade o tempo inteiro, adotam o sotaque local, mas o que se vê em cena são ambientes pouco críveis, reforçados por diálogos como “você não é o herói aqui” e “vamos vencer juntos”, que destoam da realidade proposta.
Dentro dessa lógica, o protagonista vivido por Johnny Massaro é conduzido como um herói deslocado, com decisões que parecem existir apenas para movimentar a trama. Há uma sequência dentro de um ônibus que remete diretamente a Velocidade Máxima, estrelado por Keanu Reeves, com tensão construída no limite. A referência em si não é o problema, mas a forma vazia como ela é incorporada, sem conexão real com o universo da série.
Essa fragilidade se estende à construção dramática do personagem. Ao mesmo tempo em que tenta colocá-lo como herói, a narrativa introduz a subtrama com sua esposa grávida, Paula, interpretada por Clarissa Kiste, que evidencia outro problema recorrente, o uso de estereótipos. A personagem existe quase exclusivamente nessa função, sem desenvolvimento próprio, revelando um descuido na construção das figuras femininas. Soma-se a isso o interesse do protagonista em seguir carreira na física nuclear, o que torna suas motivações difusas. Em vez de alguém movido pela urgência de salvar vidas, ele frequentemente parece guiado por impulso, o que esvazia o peso de suas ações.
Essa limitação também aparece na forma como a série retrata as vítimas. O personagem de Bukassa Kabengele é o exemplo mais evidente, construído como alguém constantemente agressivo, reduzido a um traço único. É uma escolha que reforça estereótipos e desperdiça o potencial do ator. Ao seu redor, nomes como Alan Rocha e Marina Merlino também orbitam essa limitação. Em contraste, figuras de poder, como o governador interpretado por Tuca Andrada, são tratadas com uma suavidade que evita o confronto com responsabilidades institucionais.
Em meio a esses problemas, há um ponto que se destaca: o personagem vivido por Paulo Gorgulho. Sua presença traz um peso que falta ao restante da narrativa, algo que não se sustenta no protagonista.
Há um cuidado nas ações do personagem que aproxima o espectador. Momentos simples, como quando ele ajuda uma criança ou se envolve diretamente com as vítimas, carregam uma carga emocional que a série inteira tenta alcançar sem sucesso. Enquanto a narrativa parece o tempo todo pedir emoção, é com ele que ela surge de forma espontânea.
Existe também um monólogo sobre responsabilidade coletiva. O texto, por si só, não foge dos problemas do roteiro, mas, na forma como Paulo Gorgulho conduz a cena, ganha força. Por alguns instantes, a atuação se sobrepõe às fragilidades da série e sustenta tudo sozinha.
Emergência Radioativa parte de uma história poderosa, mas escolhe caminhos que simplificam demais o que está em jogo. Ao permanecer na superfície dos conflitos, transforma uma tragédia complexa em um drama mais convencional do que deveria ser.















Concordo com a crítica. O que me incomoda muito nessa e em outras produções nacionais é esse jeito artificial com que os atores falam. Na vida real ninguém fala assim. Por que não podem falar normal? Tudo falado como se estivessem narrando um texto para uma criança. Todas as sílabas muito articuladas, A entonação como se fosse um professor explicando algo e o próprio texto explicativo demais, subestimando quem está assistindo. Os atores que fazem as vítimas e o povo são melhores mas o ator principal é muito ruim Fala igualzinho o Selton Mello, com todos esses defeitos e ainda daquela forma sussurrada e irritante.
Sou fascinado pela história do Césio-137 e assino embaixo a crítica. Digo que faltou a sensibilidade dos roteiristas de tratar a historia com a devida sensibilidade e seriedade. Foi difícil ver uma história dramática por si só ser pasteurizada dessa forma, com personagens unidimensionais, estereotipados e que estão ali para explicar a historia e não viver.
Sem contar situações forçadas como a evacuação da vigilância sanitária.
Pelo descrito aqui na crítica, faz sentido. Os autores sequer conversaram com os sobreviventes, usando os personagens como meros bonecos num cenário bonitinho.
Talvez por isso não se comprometeram em retratar os grandes personagens reais da história, criando um protagonista cujo conflito no primeiro episódio é atender a uma emergência crítica de saúde pública ou ir ao aniversário do pai.
Espero um dia ainda ver essa história contada com a seriedade e sensibilidade que merece dando os devidos créditos aos heróis reais.
Quem quer ver a historia de maneira mais crua, assista ao episódio do Linha Direta com os sobreviventes contando o que passaram.
Partilho do mesmo pensamento. O episódio do Linha Direta (1 só) foi super marcante. Até hoje lembro como encerrou. Infelizmente, essa lógica pasteurizada foi a que a Netflix encontrou, onde se prioriza quantidade em relação a qualidade. Dito isto, Chernobyl (HBO) é infinitamente melhor.