Formação cultural através do audiovisual. Essa é a proposta do projeto “Nosso Primeiro Filme”, contemplado pela Lei Aldir Blanc, através do Prêmio Feliciano Lana da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O curso propõe um panorama dos principais setores envolvidos no processo de realização de um filme, e será dividido em seis módulos: roteiro, produção, fotografia, captação de som, composição de trilha sonora e edição.

O intuito é que os participantes conheçam, na teoria e na prática, o processo de criação e finalização de um filme, seja ele ficção ou documentário, de curta ou longa-metragem. Serão oferecidas 13 vagas, obedecendo todos os protocolos de segurança no combate ao Coronavírus, com disponibilidade de máscaras e álcool em gel para os participantes. A proposta busca, principalmente, promover a troca de experiências entre novos entusiastas da sétima arte e produtores, roteiristas, fotógrafos, iluminadores, sound designer, documentaristas e outros profissionais da área.

O projeto é coordenado pela produtora audiovisual Saleyna Borges, em parceria com a Cara de Gato Filmes, Casa de Artes Trilhares e Museu Amazônico (UFAM). Os módulos serão ministrados pelos produtores audiovisuais Helione Meireles e Thiago Morais, pelo compositor César Lima e pelo jornalista, roteirista e crítico de cinema do Cine Set, Ivanildo Pereira.

COMO SE INSCREVER

Saleyna Borges

Com passagem histórica pela Amazonas Film Comission, Saleyna Borges é a responsável pelo curso.

O curso “Nosso Primeiro Filme – formação cultural” é direcionado para os interessados na área de audiovisual, que ainda não tiveram oportunidade de produzir um filme, e busca despertar o interesse pela produção, difusão e valorização das artes. A iniciativa terá carga horária de 60h e será realizado em duas etapas: aulas teóricas e práticas, com a produção final de um curta-metragem.

As inscrições serão realizadas por meio de cadastro online, preenchido via Google Forms (clique aqui a partir do dia 24), no período de 24 a 30 de março. O link será disponibilizado na página do Facebook “Nosso Primeiro Filme“. O resultado dos selecionados será divulgado no dia 1 de abril nas redes sociais e através de e-mail.

As aulas serão realizadas Casa de Artes Trilhares, localizada na Rua Belo Horizonte, bairro Adrianópolis, 1408, zona centro-sul de Manaus. As atividades ocorrerão entre os dias 5 e 9 de abril, quando acontecerão as aulas teóricas e práticas. Em seguida, os alunos produzirão um filme em equipe, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid. Ao final, os alunos receberão uma declaração de participação.

 O curso é gratuito e traz em sua proposta de realização, a iniciativa necessária para a promoção, o estímulo, capacitação e interação dos profissionais envolvidos na produção audiovisual no Amazonas. As atividades práticas terão orientação de profissionais da área, porém de forma reduzida devido à pandemia, o que, segundo a organização, não compromete a qualidade do processo.

CALENDÁRIO DO CURSO:

Inscrições: 24 a 30 de março via Google Forms
Resultado dos Selecionados: 1 de abril nas redes sociais e e-mail
Aulas: 5 a 9 de abril na Casa de Artes Trilhares

com informações de assessoria

Aproveite as ofertas da Netshoes: eletrônicos com até 30% OFF e equipamentos fitness com até 50% OFF

A Netshoes está com ofertas especiais em diferentes categorias para quem quer investir em tecnologia, esporte e bem-estar sem gastar tanto.

RT Features anuncia adaptação de “Os Imortais”, romance de Paulliny Tort

Ambientado na pré-história, o livro acompanha um grupo de neandertais que enfrenta a escassez de alimentos e as condições extremas de um mundo inóspito.

Documentário sobre o eletrofunk goiano estreia nos cinemas em novembro

A Tropa de Goiânia revela a história e os bastidores do gênero que nasceu na periferia goiana e conquistou o Brasil.

Festival Sinédoque reúne 23 documentários brasileiros com entrada gratuita no Rio de Janeiro

A programação do Festival Sinédoque inclui debates com o público, duas masterclasses e a premiação de cinco filmes.

Selton Mello integra elenco de nova série da Paramount+ com Viola Davis

Selton Mello foi anunciado no elenco principal de Ascent, nova série original da Paramount+ criada pelo roteirista John Logan, indicado três vezes ao Oscar.

Festival de cinema reúne novos olhares sobre histórias do futebol

Festival Thinking Football anuncia filmes sobre Kenny Dalglish, Maradona e Tony Cascarino, com atenção à montagem e aos arquivos esportivos.

Festival de Cinema Brasileiro chega à 17ª edição na Rússia com sete filmes

A 17ª edição do Festival de Cinema Brasileiro na Rússia será realizada de 2 a 29 de novembro, com sessões em quatro cidades.

‘O Sentido da Vida’ é a grande atração do Festival de Cinema Francês do Brasil

Premiado em Cannes pelas atuações de Virginie Efira e Tao Okamoto, longa de Ryūsuke Hamaguchi integra programação com 21 filmes.

‘Feito Pipa’ terá pré-estreias em Manaus no feriadão do Dia de Finados

Candidato do Brasil ao Oscar 2027, “Feito Pipa” chega antecipadamente aos cinemas brasileiros a partir desta quinta-feira (29).

Quando a Torcida Vira Tela: Como o Ao Vivo Redefiniu a Experiência das Apostas no Brasil

Um jogo é acompanhado simultaneamente por milhares de pessoas em transmissões paralelas, grupos de mensagens, lives de comentaristas independentes e fóruns.