Nome fundamental para a cultura no Amazonas e proprietário dos principais antigos cinemas de rua do Centro de Manaus, Joaquim Marinho terá a história contada na websérie documental “Sol, Pipoca e Magia”. O projeto estreia na página do YouTube do Planos em Sequência, coletivo audiovisual formado por Rod Castro, Emerson Medina, Antônio Carlos Jr, Leonardo Mancini e Diego Nogueira.

Com 10 episódios, “Sol, Pipoca e Magia” faz um panorama sobre a vida de Joaquim Marinho, português nascido e criado na cidade do Porto. Ainda muito jovem mudou com a família para Manaus após o pai ser nomeado para gerenciar a Beneficente Portuguesa. Extrovertido e com fome de cultura, ele rapidamente se adaptou à capital amazonense. Na adolescência se tornou um “agitador cultural” e se apresentava em festas cantando e dublando Elvis. Foi dele, aliás, um dos primeiros programas de rock em uma rádio do norte do Brasil, o famoso e saudoso “A hora do rock”, apresentado pelo King Rock Marinho.

Cine Chaplin foi inaugurado em 21 de abril de 1980 com “Bye, Bye Brasil”.

Junto com o amigo de adolescência, Antônio Gavinho, Marinho inaugurou o seu primeiro cinema no Centro de Manaus, o Cine Chaplin, localizado na Avenida Joaquim Nabuco. Depois, vieram o Cine Grande Otelo, Cine Oscarito Cine Cantinflas, Cine Carmem Miranda e Cine Renato Aragão. 

“Por termos produzido as entrevistas em plena pandemia, optamos por colher boa parte dos depoimentos via Zoom, durante os meses de abril a maio de 2021. As entrevistas presenciais foram realizadas posteriores a esse período, respeitando o distanciamento e tomando todas as medidas de precaução. A edição e finalização do material foi feito de agosto até outubro de 2021”, informou o coletivo.

Os episódios serão lançados todas as sextas-feiras e terças-feiras, a partir das 19h (horário Manaus). O primeiro episódio será divulgado nesta sexta-feira, dia 22 de outubro.

CONFIRA OS TEMAS DOS EPISÓDIOS:

  1. De Portugal para o Brasil
  2. King rock Marinho e GEC
  3. Secretário de Cultura, Turismo e Propaganda
  4. Primeiro Festival Norte de Cinema Brasileiro
  5. Os cinemas antes da Era Marinho
  6. Chaplin, o primeiro cinema
  7. O pequeno Grande Otelo
  8. Oscarito, Cantinflas, Carmem Miranda e Renato Aragão
  9. A chegada dos Shoppings e “Eu quero a nota”
  10. O legado de Marinho

VEJA A EQUIPE DA WEBSÉRIE

Entrevistas: Antônio Carlos Jr, Emerson Medina, Marco Antonio Ribeiro e Rod Castro
Direção de Fotografia: Ricardo Hossoe
Edição: Daniel Magalhães, Leonardo Mancini e Ricardo Hossoe
Finalização: Daniel Magalhães e Leonardo Mancini
Trilha Sonora: Diego Nogueira
Direção de Arte: Beto Coelho
Roteiro: Rodrigo (Rod) Castro
Direção: Rodrigo (Rod) Castro e Emerson Medina

CONFIRA MAIS FOTOS DA WEBSÉRIE:

Escritor Márcio Souza é um dos entrevistados de “Sol, Pipoca e Magia”.

Família de Joaquim Marinho forneceu detalhes sobre a história do agitador cultural mais importante de Manaus.

Ligação de Joaquim Marinho com a cultura pop e, claro, o cinema será foco da websérie.

Gravações seguiram os protocolos sanitários exigidos por conta da Covid-19.

com o apoio de informações de assessoria

‘3×4’: na simplicidade, a imensidão dos sentimentos

“3×4” marca ótima estreia de Juliana Tizatto na direção e roteiro a partir de grandes atuações de Andira Angeli e Isabela Catão.

‘Tarde Dentro da Tarde’: um rio de lugares comuns

Já que o rio sempre teve especial destaque nos filmes de Rafael Ramos, Tarde Dentro da Tarde talvez seja apenas um caso de leve maré baixa.

‘Jamary’: fantasia amazônica perdida em sucessão de problemas

Do básico do plano-contraplano a uma história sem rumo, Jamary, de Begê Muniz, se mostra uma grande confusão.

“A Terra das Estrelas Distantes”: a eterna busca do que é ser amazônida

“A Terra das Estrelas Distantes” parece querer nos lembrar, que a verdade do nosso passado também permanece escondida de nós mesmos.

‘Flores Secas’: melodrama de Arnaldo Barreto cai na maior armadilha dos curtas-metragens

Com tantos personagens e pretensões temáticas, Flores Secas, de Arnaldo Barreto, não consegue dar conta de praticamente nada que aspira.

Crítica | ‘As Versões que você fez de mim’, de Roger Barbosa

“As versões que você fez de mim” tenta ser intimista e reflexivo, mas a construção do protagonista se distancia desses dois aspectos.

‘Antes de Hoje’: curta carece de densidade ao abordar juventude marcada pela pandemia

Curta de James Bentes, ‘Antes de Ontem’ peca com superficialidade e sem contundência para tratar de jovens na pandemia.

‘Sete Cores da Amazônia’: longa amazonense experimenta altos e baixos extremos

Dirigido por Ana Lígia Pimentel, “Sete Cores da Amazônia” se atrapalha em trama urbana, enquanto cresce ao partir para a floresta.

‘Obeso Mórbido’: conto cru sobre obsessão, corpo e identidade

Obeso Mórbido é um forte conto sobre um indivíduo e suas lutas obsessivas e o vazio interminável do homem e seus (des)prazeres.

‘Márcia Antonelli – Das Palavras à Sobrevivência’: cinema de luta, memória e identidade

Mariellen Kuma entrega um curta metragem que usa as palavras para dar o tom ao seu cinema e mostrar como a jornada, quando reconhecida, entrelaça afetos.