O Amazonas terá dois representantes na 25ª Inffinito Film Festival, evento em formato híbrido com a missão de levar o cinema brasileiro aos EUA em 2021. “O Buraco”, de Zeudi Souza, e “Atordoado, Eu Permaneço Atento”, de Henrique Amud e Lucas H. Rossi dos Santos, disputam a mostra competitiva de curtas-metragens. 

Terror psicológico sobre violência doméstica com duração estimada de 15 minutos, “O Buraco” acompanha a história de uma criança (Airton Guedes) que, através do buraco na parede do seu quarto, observa o drama e as violências que sua mãe (Jocê Mendes) sofre nas mãos do pai (Victor Kaleb). Aline Guedes e Daura Caroline completam o elenco do curta dirigido e roteirizado pelo próprio Zeudi Souza.

Já “Atordoado, Eu Permaneço Atento” apresenta o jornalista Dermi Azevedo que nunca parou de lutar pelos direitos humanos. Agora, três décadas após o fim da ditadura, assiste ao retorno das práticas daquela época. 

O Inffinito Film Festival 2021

Henrique Amud e Zeudi Souza concorrem na categoria de curtas-metragens.

De Porto Rico ao Alasca, os filmes do Inffinito Film Festival serão exibidos através da www.inff.online – primeira plataforma internacional de streaming dedicada exclusivamente ao audiovisual brasileiro, lançada pela Inffinito no ano passado. Além das mostras online, com o avanço da vacinação e a flexibilização das regras de isolamento social nos Estados Unidos, quem estiver em Nova York e Miami poderá assistir presencialmente a exibições ao ar livre e shows.

Em Nova York, o público poderá assistir ao show do Dom Salvador Samba Jazz Sextet, no SummerStage do Central Park, na noite de abertura do festival, 4 de setembro. 

Os filmes das mostras competitivas concorrem ao troféu Lente de Cristal nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Ator e Melhor Atriz. O Melhor Documentário tem uma premiação à parte. Presidido pela atriz Betty Faria, o júri de filmes de ficção é composto pela atriz Camila Morgado; o roteirista de cinema e artista plástico Luiz Dolino; Lorenna Montenegro, crítica de cinema, roteirista, curadora, jornalista cultural e produtora de conteúdo; John Maass, cineasta e advogado. Para a mostra competitiva de documentários, os jurados são a fotógrafa Maritza Caneca; o cineasta e ator Luciano Vidigal; Flavia Azeredo, professora de linguística, cultura e cinema; e Bianca De Felipes, produtora e distribuidora de filmes e séries. Os prêmios do voto popular são escolhidos pelo público nas categorias Melhor Filme de Ficção, Melhor Documentário e Melhor Curta-Metragem.

O Inffinito Film Festival realizou, ao longo das últimas décadas, eventos, mostras e festivais de cinema em cidades como Miami, Nova York, Londres, Vancouver, Roma, Milão, Frascati, Madri, Barcelona, Montevidéu, Buenos Aires, Canudos e Bogotá. Em 87 edições dos festivais, o circuito soma mais de 1200 filmes exibidos para um público de mais de 2 milhões de pessoas, criando assim uma forte relação com o consumidor do produto audiovisual brasileiro no exterior. 

CONFIRA OS FILMES POR CATEGORIA

Mostra competitiva de ficção:

  • Um Dia Qualquer , de Pedro Von Krüger   
  • A Queda , de Diego Rocha             
  • O Palestrante , de Marcelo Antunez
  • Raia 4, de Emiliano Cunha
  • Sertânia , de Geraldo Sarno
  • Curral, de Marcelo Brennand
  • King Kong en Assuncíon, de Camilo Cavalcante      
  • Madalena, de Madiano Marcheti                                              
  • Um Dia com Jeruza, de Viviane Ferreira   
  • Cemitério das Almas Perdidas, de Rodrigo Aragão                 
  • A Mesma Parte de um Homem, de Ana Johamm  
  • De Perto Ela Não É Normal, de Cininha de Paula                   

 Mostra competitiva de documentário:

  • Extermínio, de Mirela Kruel
  • Por Onde Anda Makunaima, de Rodrigo Séllos       
  • Ziraldo, Uma Obra que Pede Socorro, de Guga Dannemann              
  • Alvorada, de Ana Muylaerte e Lô Politi       
  • Chico Mario – A Melodia da Liberdade, de Silvio Tendler     
  • A Nossa Bandeira Jamais Será Vermelha , de Pablo Guelli  
  • Máquinas de Desejo, de Lucas Weglinski e Joaquim Castro              
  • A Mulher da Luz Própria, de Sinai Sganzerla              
  • Ana. Sem Título, de Lúcia Murat 
  • Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos, de Daniela Broitman        
  • Doidos de Pedra- O Paraiso Ameaçado, de Luiz Eduardo Ozório         
  • Reflexo do Lago, de Fernando Segtowick    
  • Glauber, Claro, de César Meneghetti

Mostra de curtas-metragens:

  • O Buraco, de Zeudi Souza
  • Vai Melhorar, de Pedro Fiuza
  • Histórias de uma Cidade, de Felipe Nepomuceno
  • Éter Godzilla, de André Alves Pinto
  • Debaixo do Guarda-Chuva para Ser Resistência, de Vini Poffo
  • 111+, de Ivaldo Correia
  • Isabela, de Diego Lopes e Claudio Bitencourt
  • Gado Marcado, de Estevan Muniz
  • A Balada da Nobre Senhora, de Hsu Chien
  • João Bosco e Aldir Blanc, de Pedro Pontes
  • Janelas Pelo Mundo*, de Bia Oliveira
  • Janelas Daqui, de Luciano Vidigal e Arthur Sherman
  • O Sobrevivente, de Silvia Rocha
  • A Lista, de Luciana de Oliveira
  • Entre, de Luz Bárbara e Ana Carolina Marinho
  • Alfazema, de Sabrina Fidalgo
  • Adelaide Aqui não Há Segunda Vez para o Erro, de Anna Zêpa
  • Antígona Pajubá, de Fabrício Boliveira
  • Zero, de Sacha Bali
  • Atordoado, Eu Permaneço Atento, de Henrique Amud e Lucas H. Rossi dos Santos
  • Nina Aprendendo a Andar de Bicicleta*, de Luísa Parnes
  • Simples Assim*, de Luciana Bittencourt  

Com dezenas de assinaturas, requerimento cobra esclarecimentos sobre eleição do audiovisual no Concultura

O pleito para o biênio 2026/2028 foi realizado no dia 31 de agosto, e a homologação oficial do resultado está prevista para 18 de setembro.

Pâmela Eurídice, do Cine Set, será jurada do Festival de Gramado 2026

O Cine Set estará em dose dupla no Festival de Gramado 2026: Pâmela Eurídice integra o júri da crítica do evento no Rio Grande do Sul.

Bruno Gagliasso vem a Manaus para a estreia de ‘Honestino’

No dia 14 de agosto, o Casarão de Ideias (Rua Barroso) recebe uma sessão especial de Honestino, novo longa do cineasta amazonense Aurélio Michiles.

De Manaus para o Rio Grande do Sul: Cine Set participa do Festival de Gramado pela primeira vez

Amaury Prado vai cruzar o Brasil para representar o Cine Set direto da Serra Gaúcha no Festival de Gramado 2026.

Rapper amazonense estreia nos cinemas ao lado de Adanilo e Bruno Gagliasso

Kurt Sutil é um dos nomes confirmados no elenco do novo longa-metragem ‘A Estirada’, da dupla Sérgio de Carvalho e Pedro Von Krüger.

A história do cinema no Teatro Amazonas em 8 momentos marcantes

Relembre alguns dos episódios que fazem do Teatro Amazonas um cenário permanente da história do cinema no estado.

Amazonense Keila-Sankofa leva dois filmes para o Festival de Vitória 2026

Keila-Sankofa integra a programação do 33º Festival de Cinema de Vitória, realizado entre 18 e 25 de julho, no Espírito Santo.

De Manaus para Makunaíma XXI: ator Mário Jorgi encara o maior desafio da carreira

Mário Jorgi, ator com trajetória consolidada nos palcos de Manaus, vive em Makunaíma XXI o primeiro grande papel de sua carreira no cinema.

Documentário mostra paixão de torcedores no Festival de Parintins

Diretora Ana Lígia Pimentel, de “Os Avós” e “Sete Cores da Amazônia”, lançou o documentário “72 Horas” no Festival de Parintins 2026

‘Aeromodelo’ une Manaus e Hayao Miyazaki em nova animação de Leonardo Mancini

O cinema de animação no Amazonas terá novidades em breve: Aeromodelo está nas últimas etapas de finalização e deve ficar pronto até o fim do ano.