“Namastê”, o quarto episódio da quinta temporada de Better Call Saul, se inicia com Jimmy num antiquário, à procura de algum item. Ele testa o peso de diversos objetos: uma pequena TV, uma panela, um Buda sorridente… Até que escolhe um que parece pesado o suficiente.

O significado dessa abertura só ficará claro ao final do episódio, mas ela tem tudo a ver com a luta de Jimmy, e dos demais personagens, nesta temporada. Jimmy, ao se redefinir como Saul, deseja assegurar seu status como figura independente. Kim também deseja o mesmo. Por isso, neste episódio ambos chegam a momentos de definição: Jimmy vai almoçar com Howard, que retorna à série com uma oferta de trabalho na HHM; e Kim decide que precisa fazer alguma coisa a respeito do senhor que se recusa a abandonar seu terreno, entravando as intenções da grande empresa Mesa Verde.

LEIA TAMBÉM: Crítica: “Better Call Saul” – Episódios 5×01, 5×02 e 5×03

Ser independente de verdade tem um custo – como sabemos o destino de Saul, que se apresenta para Howard como “a última linha de defesa para o cara pequeno”, a oferta de Howard adquire até um aspecto dramático e trágico. Mas o nosso protagonista não quer ter mais nada a ver com sua vida passada nem com o universo que foi criado por seu irmão. Já a Kim se alia com a persona do Saul em nome de um fim, aparentemente, nobre: ajudar aquele “cara pequeno”. Vamos ver, nos próximos episódios, como essa aliança vai se desenvolver…

GUS E MIKE SURPREENDEM

Incrivelmente, Gus é outro personagem que sofre os efeitos da pressão de forças maiores. Ele também está em busca de sua independência, por isso sofre na tensa sequência em que Hank e Steve interceptam seu dinheiro numa transação. Em busca de controle – não é o que todos querem? – o nervoso Gus acaba atormentando um “cara pequeno”, o rapaz que trabalha para ele no restaurante dos Pollos Hermanos, obrigando-o a lavar a grelha várias vezes.

E a trama do Mike toma um rumo que realmente não esperávamos, o que prova a capacidade da série em nos surpreender mesmo quando já conhecemos os destinos de alguns dos personagens. “Namastê” é mais um ótimo episódio de Better Call Saul, com humor, tensão e grandes momentos entre os personagens. É impressionante a facilidade com que Dean Norris e Steven Michael Quezada voltaram aos seus personagens desde a época de Breaking Bad.  É sensacional a cena da confusão com o jurado que Jimmy apronta no tribunal. E visualmente, se destaca a sequência noturna no deserto, entrecortada com as cenas de Gus no Pollos Hermanos – a tensão é construída pela montagem alternada, pelo som e pelas atuações.

Temos um episódio de preparação de terreno para novos desenvolvimentos. Mas um que não esquece que o brilhantismo da série muitas vezes está nos detalhes.

‘Carrie, a Estranha’: Mike Flanagan transforma a fúria adolescente na era digital

“Carrie” se constrói entre erros e acertos; Flanagan consegue atualizar a trama e repaginá-la, mas para isso sacrifica algumas tramas.

‘Habeas Corpus’: drama jurídico perdido em conveniências

Habeas Corpus funciona melhor quando seus atores mais experientes conseguem emprestar complexidade a personagens que o roteiro nem sempre sabe desenvolver.

‘Lanternas’ Episódio 2: série cresce ao deixar de lado o mistério do ‘quem matou’

Basta apostar na divertida investigação da morte dos alienígenas e ir trazendo os personagens clássicos do Lanterna Verde que estará em ótimo caminho.

‘Lanternas’ – Episódio 1: o que está acontecendo com a HBO?

Não bastasse 60 minutos para lá de mornos, Lanternas apresenta o gancho mais batido para fisgar o público: saber quem matou tal personagem.

‘Cabo do Medo’ (2026): o monstro por trás de Max Cady cria versão de alto nível

Cabo do Medo entende que atualizar uma história não é simplesmente trocar uma época por outra, mas observar o que mudou naquilo que chamamos de família, justiça e proteção.

‘O Senhor das Moscas’: excessos tiram brilho da essência da série

Adaptação do clássico livro de William Golding, feita pelo mesmo produtor de Adolescência, é esvaziada pelo excesso de afetação.

‘O Urso’ – 5ª Temporada: despedida aponta sinais claros de desgaste da série

Poucas séries recentes foram tão avassaladoras quanto O Urso. Desde sua estreia, a criação de Christopher Storer encontrou na cozinha não apenas um cenário para suas histórias, mas uma extensão da mente de seus personagens. Os pratos voltando para serem refeitos, os...

‘Eu Vou Te Encontrar’: suspense da Netflix seria bem-vindo no Supercine

Minissérie da Netflix com a marca registrada do autor Harlan Coben parece um Supercine esticado por oito episódios.

‘O Segredo de Widow’s Bay’: uma cidade tão fascinante quanto seus segredos

O Segredo de Widow’s Bay demonstra compreender que histórias sobrevivem justamente porque nunca são completamente resolvidas.

‘Spider Noir’: Homem-Aranha à altura dos filmes de Sam Raimi

Por trás dos mistérios e dos tiroteios, Spider Noir entende algo que muitas adaptações do personagem parecem ter esquecido.