Os documentários sobre estrelas da música brasileira estão para o cinema nacional como as cinebiografias estão para o cinema americano e britânico. Somos testemunhas de diversas produções do tipo todos os anos, com a esmagadora maioria burocrática e tratando seus personagens de modo solene, sem aprofundar muitos nos perfis dos seus retratados. Dirigido por Angela Zoé e selecionado para mostra competitiva de longas-metragens do Festival de Gramado 2020, “O Samba é o Primo do Jazz” se encaixa de forma perfeita nesta descrição.

O foco aqui é Alcione, um dos maiores nomes da história do samba e dona de uma voz única e poderosa. Nos 70 minutos de duração, “O Samba é o Primo do Jazz” acompanhamos o bê-á-bá de um documentário do tipo: a infância e a relação com a família, a descoberta musical, a carreira de sucesso, os amores e pequenas falas sobre as características mais célebres e visíveis. Tudo isso embalado por entrevistas antigas, shows com as principais músicas e viagens por Rio de Janeiro, São Luiz (terra natal da cantora) e Lisboa.

Durante todo o documentário, fica a sensação de que há um acordo tácito dos limites sobre o que seria explorado. Passa-se por diversos assuntos com a profundidade de um pires, soando mais como uma retrospectiva histórica de Alcione do que uma análise mais profunda. Nem mesmo quando há espaços para saber um pouco além da superfície – em certo momento, uma das irmãs da cantora fala sobre como tentavam passá-las para trás na negociação de shows – Angela Zoé aproveita para ir além e saber sobre os desafios enfrentados por uma mulher negra e nordestina para conseguir espaço dentro da música e sociedade brasileira.

Cabe a Alcione, então, salvar “O Samba é o Primo do Jazz”. O tom excessivamente solene conferido pela proposta do documentário encontra um contraponto na irreverência e naturalidade da estrela. Seja comentando sobre um homem bonito durante um passeio pelas ruas de Lisboa ou nas descontraídas conversas com Alexandre Menezes, o diretor musical da banda, a Marrom deixa transparecer seu lado mãezona acolhedora ainda que longe de sentimentalismos barato. A ligação com as raízes de onde veio e de onde foi acolhida, o abraço e o sorriso fácil, a firmeza de quem não aceita qualquer coisa, a religiosidade e a vaidade captadas muito bem no documentário ainda ajudam a entender como Alcione consegue transcender gerações e ser a cara de um povo.

Porém, exceção feita ao pouco lembrado passado no jazz, “O Samba é o Primo do Jazz” apenas salienta tudo aquilo que sabemos da figura pública de Alcione vista ao longo destes anos e anos. A Marrom merecia, sem dúvida, uma homenagem melhor.

‘O Mandaloriano e Grogu’: diversão Star Wars em alto nível

‘O Mandaloriano e Grogu’ é um filme leve, envolvente e que reafirma a força dessa dupla dentro da cultura pop contemporânea.

‘The Dreamed Adventure’: grande personagem não sustenta história cansativa

Admito que, para mim, The Dreamed Adventure é um filme extremamente cansativo. E isso se deve às escolhas que a diretora, Valeska Grisebach, faz ao empregar uma câmera distante que acompanha, por observação quase antropológica, por quase duas horas e meia, os passos...

‘Coward’: a fragilidade masculina em meio à guerra

Lukas Dhont comprova em Coward que está alicerçado em um cinema queer de afetos, construção identitária e sobre como a suspensão do espaço-tempo afeta seus personagens.

‘Minotauro’: Zvyagintsev usa infidelidade para ácida análise política russa

Em Minotauro, Andrey Zvyagintsev revela o desespero de uma nação que escolheu entrar em guerra e ver sua casa ruir.

‘El Ser Querido’: Javier Bardem brilha ao demonstrar a falência da masculinidade

El Ser Querido é um projeto com atuações potentes de seus protagonistas, mas que falha quando não cria liga com as outras subtramas apresentadas.

‘La Bola Negra’: épico queer arrebatador sobre identidade LGBTQIAPN+

Em “La Bola Negra”, Los Javis transformam suas vivências como homens gays espanhóis em matéria-prima sensível, íntima e profundamente humana.

‘Natal Amargo’: Almodóvar de altos e baixos em nova metalinguagem

O regresso de Pedro Almodóvar é marcado tanto pelas características positivas do cineasta, quanto pela mornidão que o acompanha nos últimos tempos.

‘Exit 8’: fidelidade ao game não sustenta terror do 6×1

Filme de Exit 8 fica mais como uma extensão da experiência original do que como uma obra que se sustenta sozinha.

‘All of Sudden’: Hamaguchi oferece humanidade em contraponto à barbárie do capitalismo

Hamaguchi prova que é possível falar de humanidade sem ser piegas e tangenciando aspectos corriqueiros no tocante All of Sudden.

‘Histórias Paralelas’: Farhadi frustra em filme sobre imaginação e desejo

“Histórias Paralelas” poderia ser um grande filme, mas ele frustra por se distanciar tanto da realidade que ele tenta se ancorar

Autor

  • Editor-chefe do Cine Set. Exerce o cargo de diretor de programas na TV Ufam. Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas com curso de pós-graduação na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo.

    Ver todos os posts