“Mother Schmuckers” é um filme que desafia palavras, que dirá críticas. A produção dos irmãos Harpo e Lenny Guit é uma comédia de erros que envolve drogas, violência e todo o tipo de perversão sexual. Exibido nas mostras de meia-noite de Sundance, onde estreou, e do Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary deste ano, ele é hilário, mal-educado e bastante picante.

Maxi Delmelle e Lenny Guit interpretam Isaachar e Zabulon, dois irmãos que levam uma vida de inércia e miséria nos recantos mais dilapidados de Bruxelas, enquanto a mãe, a prostituta Cashmere (Claire Bodson), não lhes dá muita importância, preferindo paparicar o cachorro da família, Jacques Janvier (algo como João Janeiro, em português). Quando eles o perdem, a mãe dá 24 horas aos rebentos para encontrá-lo ou os expulsará de casa.

LA VIDA LOUCA

Essa premissa poderia vir direto da obra de outro par de irmãos baseados na Bélgica cuja obra foca na vida das pessoas à margem – os Dardennes – mas, a última coisa na cabeça dos Guit é fazer um drama realista cheio de função social. O que eles querem é seguir a vida louca de Isaachar e Zabulon enquanto brincam com armas, se infiltram em um clube de zoofilia e tentam gravar um videoclipe über-esquisito com um amigo. Raios, rola coprofagia logo na primeira cena.

As peripécias dos irmãos se desdobram como uma série de vinhetas, cada uma mais demente e escatológica do que a outra. Filmada com bastante câmera na mão, como um filme caseiro, pelo diretor de fotografia Sylvestre Vannoorenberghe e editada freneticamente por Guillaume Lion e Naftule Tarraschuk, “Mother Schmuckers” pisa fundo logo na largada e não desacelera até o fim de seus 70 minutos. Que os cineastas tenham conseguido talentos como Bodson e o grande ator francês Mathieu Almeric (“O Escafandro e a Borboleta”), que aparece em uma ponta, para participar dessa sandice prova que esses artistas também precisam extravasar.

O roteiro constantemente mira no politicamente incorreto e no valor de choque; as risadas aqui dependem da tolerância do público para esse tipo de humor. O resultado parece uma atualização do cinema do diretor americano John Waters (“Pink Flamingos”): doses abundantes de anarquia e escracho, mas numa intensidade e ritmo que fazem sentido para audiências acostumadas a vídeos curtos na internet.

NADA A PERDER


Para além da loucura, há um niilismo inegável em “Mother Schmuckers”: suas personagens, ainda que sôfregas, mostram uma resistência debochada diante sua condição como quem não tem nada a perder. No afã de sobreviverem e se divertirem em meio à selvageria de suas vidas, suas ações deixam entrever a amoralidade daqueles que acreditam viver num mundo sem regras.

O difícil é o espectador conseguir se desvencilhar da ação tempo o suficiente para pensar nesses subtextos. Os irmãos Guit, aqui completamente desprovidos de sutileza, criam uma pérola do cinema podreira que está interessada demais em seu descontrole para permitir grandes reflexões. “Mother Schmuckers” é uma viagem hilária e histérica – a 200 Km/h.

‘Dentro da Baleia’ impressiona ao unir drama familiar e horror cósmico

Dentro da Baleia ao mesmo tempo em que se apresenta como uma batalha pela sobrevivência, é um drama familiar bem composto.

‘Diário de Fogo’: filme não rompe com os vícios do cinema de festival

Fica aquela impressão amorfa de que assistimos a mais um filme de festival, mesmo quando o projeto parece buscar desesperadamente sua singularidade.

‘Sobrevivência’: Ben Affleck se enrola em crítica política aleatória

Derivativo, cansativo e bem distante da competência de Ben Affleck, Sobrevivência é um teste para a paciência.

‘Outra Mamãe’: terror amplia péssima fase de Jessica Chastain

Terror com Jessica Chastain coloca a atriz para sorrir estranhamente, mas não reverte a má fase da sua carreira.

‘Cão sem Plumas’: doc cresce quando deixa a dança falar por si

“Cão Sem Plumas” revela o processo criativo de Deborah Colker em uma jornada pelo Rio Capibaribe, mas perde força com as declarações excessivamente poéticas da coreógrafa.

‘A Revolta’: passado e presente se encontram no caos de Paul Greengrass

Mesmo com uma perspectiva dramaticamente tímida e superficial, A Revolta entrega o que Paul Greengrass sabe fazer de melhor.

‘Elza’: doc. encontra grandeza ao deixar Elza Soares cantar

“Elza” celebra a potência vocal e a presença magnética de Elza Soares em um documentário imersivo que emociona pelas performances.

‘Vicentina Pede Desculpas’: drama sensível deixa sensação de que falta algo a mais

Execução precisa de Gabriel Martins e atuação excelente de Rejane Faria não escondem faltante em Vicentina Pede Desculpas.

‘Unabomber’: história extraordinária rende apenas um filme comum

Suspense da Netflix sobre um dos terroristas mais notórios dos EUA resulta numa narrativa enfadonha e cheia de clichês.

‘Funk’: Aly Muritiba fica longe de compreender a favela e o ritmo musical

Funk tenta retratar a ascensão de uma MC da favela, mas se perde em clichês, excesso de estilo e falta de personalidade.