Sabe aquelas grandes produções que poderiam ter ido mais longe do Oscar? Conseguido uma indicação a Melhor Filme, por exemplo?

Neste vídeo, Caio Pimenta fala sobre as 10 maiores entre 2016 e 2021 levando em consideração obras que foram indicadas ao prêmio.

10 . DIVERTIDA MENTE 

Divertida Mente

Para começar a lista, um clássico recente da Pixar. 

Em 2016, “Divertida Mente” levou Melhor Animação e conseguiu ser indicado a Melhor Roteiro Original. O longa do Pete Docter e da Ronnie Del Carmen, entretanto, seria muito bem-vindo em Melhor Filme e, por que não, Melhor Design de Produção e Efeitos Visuais. 

Vale lembrar que “Toy Story 3” foi a última animação da Pixar nomeada a Melhor Filme. 

9. ENTRE FACAS E SEGREDOS 

A Academia desperdiçou a oportunidade de reconhecer um dos suspenses mais divertidos dos últimos anos. 

“Entre Facas e Segredos” poderia ter sido nomeado tranquilamente a Melhor Filme, Ator Coadjuvante com o Christopher Plummer, Figurino, Montagem e Direção de Arte. Infelizmente, ficou apenas com a indicação em Roteiro Original. 

O Oscar poderá rever isso nas continuações produzidas pela Netflix. O segundo filme está com gravações em andamento na Grécia. 

8. DRUK 

O oitavo lugar da lista fica com um esnobado da edição 2021. 

O dinamarquês “Druk” surpreendeu ao ter o Thomas Vinterberg indicado a Melhor Direção e foi o favorito absoluto entre os longas internacionais. Entretanto, poderia ter chegado também a Melhor Filme, Ator com Mads Mikkelsen e Roteiro Original. 

Seria uma forma de manter as produções de língua não-inglesa na categoria máxima do Oscar após as inclusões de “Roma”, em 2019, e “Parasita”, em 2020. 

7. UMA NOITE EM MIAMI 

“Uma Noite em Miami” também foi outra produção que deveria ter ido muito mais longe neste ano. 

Afinal, a produção tinha tudo para emplacar nomeações em Melhor Filme, Direção com a Regina King, Kingsley Ben-Adir, intérprete de Malcolm X, em Melhor Ator. No fim das contas, conseguiu apenas Ator Coadjuvante com o Leslie Odom Jr, Canção Original e Roteiro Adaptado. 

Pouco demais para um filme tão bom. 

6. LOGAN 

Para começar a vez dos filmes baseados em histórias em quadrinhos, vamos para 2018. 

Mais corajoso dos blockbusters do gênero em anos, “Logan” conseguiu apenas indicação em Roteiro Adaptado, um feito e tanto. Porém, dava para ser mais com nomeações em Melhor Filme, Ator com o Hugh Jackman, Ator Coadjuvante com Patrick Stewart, Direção de Fotografia e Montagem. 

Vale lembrar que, na mesma edição, “The Post” e “O Destino de uma Nação” foram indicados ao Oscar. 

5. HOMEM-ARANHA NO ARANHAVERSO 

Já falei aqui o quanto o Oscar 2019 foi ruim. Melhorá-lo nem era tão difícil e estava bem ali em Melhor Animação. 

Poucos filmes conseguiram adaptar tão bem a essência de seu material original como “Homem-Aranha no Aranhaverso”. A Academia até se saiu bem em Animação ao privilegiá-lo em vez do óbvio “Os Incríveis 2”, entretanto, o filme poderia ter sido indicado também facilmente em Melhor Filme, Roteiro Adaptado e Montagem. 

Para quem está torcendo o nariz, acha que “Aranhaverso” não é para Oscar de Melhor Filme, vale lembrar que “Bohemian Rhapsody”, “Green Book” e “Vice” estavam entre os nomeados. Não tem desculpa, Academia. 

4. DOR E GLÓRIA 

O Pedro Almodóvar é um gênio, mas, nunca teve uma produção indicada em Melhor Filme. Isso poderia ter acontecido em 2020. 

Melhor longa da carreira do espanhol desde “Fale com Ela”, “Dor e Glória” foi nomeado em Filme Internacional e Ator com o Antonio Banderas. Poderia ter se juntado a “Parasita” entre os longas não americanos em Melhor Filme, Direção e Roteiro Original. 

Não à toa o Almodóvar está sendo bastante cotado por “Madres Paralellas” para o Oscar 2022 nestas categorias. 

3. ELLE 

'Elle': o feminismo de Paul Verhoeven

Certos filmes são esnobados com prazer pela Academia. E, em 2017, eles capricharam. 

Elogiado no Festival de Cannes, “Elle” chegou forte para a temporada de premiações, entretanto, conseguiu apenas nomeação em Atriz com a Isabelle Huppert. 

O longa francês merecia nomeações em Filme, Direção e Roteiro, porém, ter ficado de fora de Filme Internacional é inaceitável. 

2. BLADE RUNNER 2049 

Não é todo dia uma continuação superar o original. Fazer isso quando o original é um clássico mostrasse um feito ainda maior. A Academia nem foi de todo mal com “Blade Runner 2049”, porém, dava para ir um pouco mais além. 

A ficção científica disputou cinco categorias em 2018 – Design de Produção, Edição e Mixagem de Som e venceu Fotografia e Efeitos Visuais.

Porém, teria sido incrível se tivesse se juntado ao terror “Corra” e a fantasia “A Forma da Água” para uma lista bem eclética de Melhor Filme. 

1. CAROL 

Carol, com Cate Blanchett

“Carol” foi um dos casos mais estranhos do Oscar nos últimos anos. Não dá para dizer que ele foi totalmente ignorado – teve seis indicações. Porém, duas esnobadas foram inaceitáveis. 

O longa teve as esperadas nomeações em Atriz com Cate Blanchett, Atriz Coadjuvante com a Rooney Mara, Roteiro Adaptado, Fotografia, Figurino e Trilha Sonora. Porém, nada justifica as ausências em Melhor Filme e Direção para o Todd Haynes. 

Isso fica ainda mais evidente quando a gente vê o simpático “Brooklyn” e os competentes “Perdido em Marte” e “Ponte dos Espiões” indicados a Melhor Filme, e o Lenny Abrahamson, de “O Quarto de Jack”, em Direção. “Carol” merecia muito mais. 

Oscar 2027 de Melhor Filme | Previsões Iniciais – Os Favoritos

Caio Pimenta traz as forças e fraquezas dos três favoritos ao Oscar 2027 de Melhor Filme: Cavalo Selvagem Nove, A Odisseia e A Bola Negra.

Oscar 2027 de Melhor Filme | Previsões Iniciais – Parte 3

Caio Pimenta traz a terceira parte do candidatos ao Oscar 2027 de Melhor Filme, destacando as produções com grandes chances de indicações e as já garantidas.

Oscar 2027 de Melhor Filme | Previsões Iniciais – Parte 2

De Fjord a Michael, Caio Pimenta traz a segunda parte do candidatos ao Oscar 2027 de Melhor Filme com produções com chances médias.

Oscar 2027 de Melhor Filme | Previsões Iniciais – Parte 1

De Cliff Booth a Dia D, Caio Pimenta traz os candidatos fora do jogo e com poucas chances na disputa do Oscar 2027 de Melhor Filme.

Oscar 2027: Quem Fica com a Vaga do Brasil para Melhor Filme Internacional?

Seis filmes disputam a vaga do Brasil para o Oscar 2027 em Melhor Filme Internacional e Caio Pimenta analisa as chances deles.

Guia do Festival de Toronto 2026: Esquenta a Temporada de Premiações

Caio Pimenta traz uma lista de filmes importantes da temporada da premiação que chegam no Festival de Toronto 2026.

Guia do Festival de Telluride 2026: Os Candidatos ao Oscar chegam aos EUA

De A Bola Negra a The Debut, Caio Pimenta traz uma lista de filmes importantes da temporada da premiação que chegam no Festival de Telluride 2026.

Guia do Festival de Veneza 2026: Os Candidatos ao Leão de Ouro

De “Primetime” ao badalado “Wild Horse Nine”, Caio Pimenta traz a lista dos candidatos ao Leão de Ouro do Festival de Veneza 2026.

Oscar 2027: 10 Atores e Atrizes Candidatos a Revelações da Temporada

Conheça uma lista 10 atores e atrizes que podem se tornar as revelações da nova temporada de premiações até o Oscar 2027.

Oscar 2027: Quais as principais tendências para a temporada de premiações?

Caio Pimenta traz as narrativas e tendências que devem ajudar a definir indicados e vencedores do Oscar 2027.